As tendências para o mercado de eventos em 2022

Não é segredo para ninguém que o mercado de eventos sofreu perdas substanciais no decorrer dos últimos anos de pandemia, em função do fechamento dos comércios dos fornecedores e das restrições estabelecidas na realização de eventos presenciais.

Como resultado, o mercado de eventos tem fechado os anos fiscais com números catastróficos de arrecadação, com muitos organizadores de eventos chegando a abandonar sua atuação no setor. Mas as coisas estão começando a mudar.

Na medida em que o ritmo de vacinação acelera em todo o país, algumas modalidades de eventos passam a ter a sua retomada como uma perspectiva viável, em especial a realização de formaturas e eventos de pequeno e médio porte.

Mas quais são as tendências gerais para o mercado de eventos em 2022? 

Bem, nós do App da Turma, a partir de uma análise dos desenvolvimentos do mercado, compilamos algumas das principais tendências no texto abaixo, visando direcionar o planejamento dos organizadores de eventos e prover uma base de apoio ao público leitor. Acompanhe conosco!

Boa leitura!

3 principais tendências para o mercado de eventos em 2022

1. Retorno gradual às atividades, com medidas de segurança

Na medida em que o número de vacinados cresce no Brasil, a abertura dos setores da economia passa a ser uma possibilidade muito mais viável. No contexto do mercado de eventos, podemos contar com uma retomada de congressos, casamentos e formaturas neste período, já que será possível garantir a imunização dos participantes desses eventos.

Nesse sentido, chamamos a atenção de nossos colegas para verificarem o que a legislação local diz sobre a realização de eventos de grande público. Em Florianópolis (SC), por exemplo, foi aprovado um projeto de lei que estipula a apresentação de passaportes de vacinação para a participação em eventos.

Na maioria das cidades, a realização de shows, por exemplo, permanece suspensa, enquanto eventos menores como os já mencionados casamentos e bailes de formatura já estão sendo realizados normalmente.

Assim, é importantíssimo que todo o bom organizador de eventos leve os protocolos de segurança como prioridade número um — desde a exigência de comprovantes de vacinação, higienização dos objetos, utensílios e equipamentos utilizados, até o uso de máscaras pelas equipes do evento.

2. Hibridização dos eventos

Embora muitos profissionais do nosso meio possam torcer o nariz para esta tendência, o fato é que a hibridização dos eventos tem se tornado uma alternativa que ganha muita tração e preferência no mercado de eventos, seja pelas equipes organizadoras ou pelos próprios participantes. 

Isso porque os eventos híbridos apresentam o melhor dos dois mundos: na mesma medida que oferecem um senso de normalidade para os participantes — que agora passam a poder comparecer aos eventos com um mínimo de proteção —, ainda trazem o conforto e segurança dos eventos remotos, tudo em um pacote só.

E vale lembrar que essa é uma tendência natural do mercado de eventos! 

Mesmo antes da pandemia, a utilização de tecnologias oferecia uma série de facilidades operacionais e organizativas para as equipes, através da geração digital de certificados, confirmação de presença via plataformas e aplicativos e comparecimento de palestrantes por chamada de vídeo.

Portanto, é essencial que todo organizador de eventos de sucesso se adapte a esta tendência, não apenas para sobreviver dentro de um mercado em mudanças constantes, mas a fim de inovar a experiência dos participantes e redefinir a gramática dos eventos.

3. Ampliação da presença online dos eventos

Esta tendência é mais direcionada para os eventos corporativos de grande porte, mas julgamos ser uma tendência expressiva o suficiente para o mercado de eventos, portanto, a listamos aqui — e que precisa ser acertado já na etapa de planejamento.

A presença online tem se provado um fator cada vez mais indispensável para qualquer marca que deseja estabelecer sua presença no mercado, algo que se aplica tanto às empresas realizadoras de eventos quanto aos organizadores em si.

Assim, a realização de lives, ou transmissões ao vivo, tornou-se parte da identidade de eventos como palestras, festas corporativas, shows, e por aí vai, justamente porque agrega à experiência dos participantes e fazem o evento transcender a sua presencialidade, tornando-se um case de sucesso para os organizadores e deixando sua marca no mercado de eventos.

E então, preparado(a) para enfrentar o ano de 2022 com a devida preparação sobre as principais tendências do mercado de eventos? Bem, se quiser se preparar com ainda mais estudo, não deixe de conferir os conteúdos publicados no blog do App da Turma e seguir nossos perfis no Instagram e Facebook!