A prática de realizar uma pesquisa de satisfação para eventos está, finalmente, sendo adotada por grande parte das empresas e profissionais do setor, e com uma boa razão: esse tipo de pesquisa permite uma avaliação detalhada das experiências dos participantes, o que ajuda imensamente na elaboração de eventos futuros.
Assim, se você está planejando um evento e quer que a experiência de cada participante seja única e memorável, conhecer o seu público através de uma pesquisa de satisfação para eventos é simplesmente fundamental.
Mas se você não sabe como criar uma pesquisa ou ainda está na dúvida se realmente vale a pena fazer uma, nós do App da Turma preparamos este artigo para te apresentar as muitas vantagens de fazer uma pesquisa de satisfação para eventos.
Boa leitura e um excelente planejamento!
O que é uma pesquisa de satisfação de eventos?
De forma bem concisa, uma pesquisa de satisfação para eventos serve para compreender o que o seu público potencial pensa, quer e o que precisa.
Tem seu uso mais comum em eventos formais, mas pode ser utilizado em celebrações como casamentos ou formaturas, geralmente para que a empresa organizadora contratada possa fazer uma avaliação de como seus serviços são recebidos pelos convidados.
Similar às avaliações feitas por clientes de aplicativos de transporte e de delivery, a pesquisa de satisfação de eventos irá medir a qualidade do serviço prestado. Porém, é claro que em um evento os participantes não são clientes, são agentes ativos de palestras, de celebrações, de workshops e afins.
Mesmo assim, poder extrair as opiniões do seu público — sejam elas positivas ou negativas — é sem dúvida uma ótima ferramenta para avaliar quais etapas e atividades do evento tiveram êxito e quais precisam ser repensadas.
As pessoas poderão apontar quais processos do evento foram bem organizados (etapa de inscrição, por exemplo), avaliar o aproveitamento que tiveram com cada palestra, a qualidade das refeições, do espaço… Enfim, os apontamentos podem ser muitos, e em geral são úteis.
Mas é preciso se ater à qualidade das perguntas feitas durante a pesquisa de satisfação de eventos, já que poucos participantes terão a sensibilidade de avaliar pontos específicos da organização, que são cruciais para a avaliação.
Como criar uma pesquisa de satisfação de eventos?
A criação de uma pesquisa para a avaliação do seu evento irá depender de dois aspectos: o meio e o momento em que serão coletados os retornos — ou feedbacks, no inglês — do seu público.
Quanto ao meio, pense em qual plataforma será usada para elaborar e distribuir a pesquisa. Será feita através de Formulários Google? Será realizada mais casualmente como uma enquete nas redes sociais do evento? Será distribuída de forma impressa?
Na pesquisa, indague sobre questões como a qualidade dos conteúdos dos palestrantes, da organização das falas, do nível de participação da plateia, qualidade dos temas, da programação do evento, etc.
As possibilidades são muitas, e a escolha irá depender dos recursos e preferências do comitê organizativo, bem como qual o melhor meio que permite alcançar o maior número de participantes possível.
Já no que diz respeito ao momento, a pesquisa deve ser idealmente realizada ao final das atividades, mas antes dos participantes saírem do local. Isto porque o evento estará “fresco” na memória das pessoas, e haverá também uma maior possibilidade de que o questionário seja respondido.
Mas os momentos de confraternização e networking — geralmente realizados em coffee breaks — também oferecem uma ótima oportunidade para a coleta de opiniões, sejam elas obtidas pelos questionários ou através de conversas informais.
Por onde criar e veicular a sua pesquisa de satisfação de eventos
1. Formulários impressos
Um dos métodos mais tradicionais para levantamento de opiniões sobre um evento, os formulários impressos são mais utilizados em meios acadêmicos, geralmente em função da falta de recursos monetários e humanos para elaborar um questionário online.
Se optar pelo formulário impresso, garanta que os participantes terão oportunidades para recebê-los, preenchê-los e entregá-los. Atribua funções de distribuição e coleta dos formulários para membros da equipe organizativa e estipule pausas entre as palestras e workshops.
2. Através das redes sociais
Se você estiver organizando uma palestra para a sua empresa — um lançamento de um livro, por exemplo —, é extremamente importante que o evento tenha uma presença online, a fim a gerar mais engajamento.
Para tanto, é interessante mobilizar os participantes através dos perfis nas redes sociais, usando uma hashtag específica do evento e interagindo com os seguidores nas próprias postagens feitas pela equipe.
Esta estratégia é útil para obter comentários qualitativos de forma direta com os participantes. E é extremamente dinâmico e eficiente, já que os participantes podem interagir nas redes quando quiserem e de forma rápida.
E sem falar na exposição extra que é gerada em cima do evento em si.
Outra opção é adotar uma ferramenta de e-mail marketing, que irá disparar os questionários de forma programada para os participantes, diretamente em suas caixas de entrada.
3. Plataformas de eventos
Uma última forma de criar e disponibilizar sua pesquisa de satisfação para eventos é através de uma plataforma de eventos. Muitas delas contam com ferramentas específicas para elaboração de questionários, o que facilita muito o seu processo de criação e distribuição.
Algumas até possibilitam que a resposta da pesquisa seja um pré-requisito para a obtenção do certificado de participação, um dos principais atrativos para muitas pessoas que atendem a eventos como palestras e workshops.
Viu como é tranquilo elaborar uma pesquisa de satisfação de eventos? Se quiser ler mais dicas como as apresentadas acima, não deixe de seguir o App da Turma nos nossos perfis do Facebook e do Instagram!