Saiba como evitar calote na formatura

O processo de organizar a tão esperada festa de formatura é realmente mágico e desafiador para a comissão. Mas, como tudo tem um lado negativo, é aí que surge o temido, e mais comum do que se imagina, calote na formatura!

Com todo o investimento dos alunos para a realização deste sonho, é preciso conhecer todas as dicas para evitar qualquer tipo de problema. Afinal, você está administrando o seu dinheiro, mas, principalmente, o de seus colegas. Ninguém quer perder todo o tempo do planejamento e os recursos arrecadados para a festa para nenhum pilantra, não é mesmo?

Foi pensando nisso que o App da Turma preparou este texto para você, formando, que quer evitar ao máximo o calote na formatura. Para conhecer as melhores dicas é só continuar a leitura!

Como evitar calote na formatura?

1. Não pague antecipadamente

A primeira e talvez a principal dica é, só existe calote para quem pagou antecipado! A empresa cobra antecipado, usa o dinheiro para realizar as formaturas de outros formandos e depois não tem dinheiro para realizar a sua. 

Portanto, só pague um sinal, de 5 a 10% do valor do serviços, com antecedência e o restante, para pagar com 30 dias ou menos da data da formatura. Ah, não caia na balela de que “pagar antes tem descontos”! Mesmo que tivesse, ele não compensa o risco de sofrer um calote na formatura.

2. Divida os pagamentos entre os fornecedores

Sabe aquela máxima de não deixar todos os ovos numa cesta somente? Pois então, quando estamos falando de formaturas essa regra é fundamental! Se você pagar diretamente por cada serviço, principalmente os de maiores gastos, vai dividir e diminuir o risco.

A dica é, contrate uma boa empresa ou cerimonialista para assessorar e pague a comissão deles sem dó, pois são fundamentais para fazer um bom evento e evitar dores de cabeça. Mas exija que a maioria dos contratos e pagamentos, como a locação do espaço, sejam feitos diretamente entre a turma com cada fornecedor.

Além de não concentrar todo o dinheiro numa só empresa, você ainda vai ter redução de custos com comissões e impostos da empresa intermediária.

3. Documente tudo

Quem paga mal, paga duas vezes! Essa máxima deve ser sempre levada em conta. Então preste atenção nessas dicas:

Pague tudo por transferência bancária! Evite pagar em dinheiro, ele não deixa rastros. Exija também que a conta para depósito seja da mesma empresa ou pessoa que você contratou. Se não tiver outro jeito, exija pelo menos um documento, pode ser um e-mail, formalizando esse pedido do fornecedor para pagar em conta de outro titular.

4. Cuidado com propostas tentadoras demais

Não existem milagres, os custos são os mesmos para todas as empresas. Se uma proposta se mostrar muito fora da média, é bom ficar alerta! Pode ser que essa empresa não consiga entregar o que vendeu e sua turma sofra um calote na formatura.

5. Pesquisas

Pesquisas, de todos os tipos, são importantíssimas para evitar quaisquer erros. E quando falamos de formas de evitar calote na formatura, elas são ainda mais importantes. A pesquisa é, basicamente, a busca de informações que tornam as decisões contratuais mais seguras.

Ela é importante para conhecer a maior quantidade de opções possíveis. Apesar das pesquisas de mercado serem comumente realizadas de forma mais complexa, é possível sim fazê-la de maneiras mais simples.

Para isso, a internet é um grande aliado. Não economize no tempo de pesquisa! Com a tecnologia ao nosso dispor, as empresas disponibilizam em seu sites as principais informações sobre seus serviços e preços. 

E falando em empresas, apesar de não ser uma regra, as com mais anos de experiência são mais confiáveis e com menos chances de dar calote na formatura. Isso porque, dificilmente uma empresa que em algum momento ‘deu calote’, continuará no mercado. Anos de experiência garantem mais segurança para que a sua formatura seja a melhor possível! 

Outra dica importantíssima é receber recomendações de confiança. Portanto, converse com colegas de turmas que já se formaram, saiba qual empresa foi contratada e se os serviços foram satisfatórios.

7. Reputação da empresa

Por ser tão importante para evitar calotes na formatura, separamos um tópico especialmente para isso. Conhecer a reputação da empresa é fundamental para realizar um bom negócio. Mas, saber a avaliação vai muito além de conhecer o site da empresa. Para conhecer uma empresa, é preciso ir atrás de seus clientes.

Para a pesquisa de reputação é preciso ficar atento em alguns pontos. O principal deles deve ser o atendimento prestado aos clientes. Esse ponto pode ser avaliado desde o contato inicial com a empresa. A famosa frase ‘’a primeira impressão é a que conta ” faz toda diferença. Mas também não se engane, não ter nenhuma reclamação pode não dizer muita coisa, empresas que estão começando, é comum não terem reclamações, afinal não atenderam ninguém ainda. 

É bom também fazer uma pesquisa ainda mais profunda, para isso há maneiras mais formais de realizar isto. Uma delas é verificar o CNPJ da empresa, dessa forma, é possível saber se a mesma possui qualquer pendência. 

8. Cláusulas de contrato

Muito embora os contratos sejam regidos pela lei do consumidor, o que dá mais segurança ao cliente, sempre é bom ficar atento antes de assinar o contrato. Ele é a formalização entre as partes, ou seja, da sua turma e da empresa, onde constam nesse documento tudo o que foi acertado.

Por isso, fique atento a tudo o que estiver presente nele e, se necessário, peça para alterar o que você não concorda. Uma assessoria jurídica pode ser importante nesse momento, já que, assim que assinado, é mais complicado voltar atrás. 

No documento deve conter informações básicas sobre o negócio firmado,como por exemplo, a descrição mais detalhada possível dos serviços a serem prestados, os valores e prazos  de pagamento e, principalmente, as penalidades.  

O App da Turma oferece essa consultoria aos seus clientes, vale a pena conferir. 

A importância da independência da turma para arrecadar o seu dinheiro!

Não coloque a raposa para cuidar do galinheiro, ou seja, é fundamental que a turma tenha total autonomia sobre os seus recursos. Uma plataforma como o App da Turma, a primeira plataforma desse gênero no Brasil, é fundamental para isso. A plataforma foi pensada para você, caro estudante, que busca autonomia, organização e, acima de tudo, segurança para cuidar das finanças da sua formatura!

No App, é possível arrecadar individualmente e guardar todo o dinheiro para a grande festa e pagar diretamente a cada fornecedor. E entendemos tanto a preocupação dos alunos, que criamos algumas ferramentas para garantir ainda mais segurança para seu dinheiro. 

Depois de cadastrar a turma toda na plataforma – e cada um realizar o seu pagamento certinho – a movimentação é restrita. Portanto, qualquer transação só pode ser feita com a aprovação de, pelo menos, 50% da comissão! Ah, e toda turma é notificada a cada solicitação de movimentação.

E aí, gostou das nossas dicas? Assim como você, nós também prezamos pela segurança do dinheiro! Com o App da Turma, é possível evitar o calote na formatura. Para receber mais dicas como esta, siga-nos no Facebook e Instagram!