TUDO SOBRE A COLAÇÃO DE GRAU 

O dia da formatura é, possivelmente, um dos mais aguardados pela turma. Afinal, só com muito estudo para conseguir realizar esse projeto tão importante. 

 

Mas antes deste grande dia chegar, vários detalhes precisam ser pensados: formar a comissão de formatura, definir como arrecadar dinheiro, decidir o estilo da festa, fotos, música, convite… Ufa! Depois de tanto trabalho, nada mais justo que aproveitar com as pessoas que a gente ama, não é mesmo? 

 

Bom, uma coisa leva a outra, e você lembra da colação de grau. Aí começa a bater um frio na barriga, pois esta é uma celebração formal e tudo precisa sair E-X-A-T-A-M-E-N-T-E como o planejado. Do contrário, a dor de cabeça pode ser grande. Então é importante ter jogo de cintura e saber lidar com imprevistos. Afinal, o objetivo é curtir e guardar lembranças especiais desse dia.     

 

Mas vamos tentar te ajudar. Nesse post, contaremos tudo o que acontece na colação de grau para que você possa organizar cada etapa com tranquilidade. 

 

Vem com a gente!   

 

Como uma colação de grau é organizada?

É verdade que a comissão de formatura terá uma grande responsabilidade nas mãos para organizar a colação de grau, mas em algum momento, todos precisarão fazer a sua parte para realizar esse sonho.  

Como já falamos, a colação de grau é um evento solene, onde os formandos são o centro das atenções. Existem regras, protocolos, homenagens, discursos e roteiros a serem seguidos. E lá, sentados, assistindo a tudo isso, estarão as pessoas que você mais ama. Então, sim, é uma ocasião importante. 

Separamos abaixo os principais tópicos para você entender todas as etapas da colação de grau. 

 

Os participantes da colação de grau 

 

A cerimônia de colação de grau é formada pelas seguintes pessoas: os formandos e seus convidados, oradores, padrinhos, homenageados, patrono, paraninfo, reitor, diretor, professores e demais membros da instituição. 

 

O paraninfo tem uma posição de destaque na solenidade, pois além de ser uma espécie de “tutor” da turma, ele representa um espelho de quem vocês querem ser como profissionais. Já o patrono é como se fosse um padrinho. Geralmente é aquele professor que tem prestígio dentro do curso, todo mundo admira e que traz uma influência bem positiva para vocês.  Essas definições costumam ser feitas por votação em sala de aula. 

 

Os homenageados podem ser um professor e um funcionário do curso, por exemplo, ou alguém que teve alguma presença marcante para a turma. Normalmente são aquelas pessoas com quem vocês criaram um carinho ou amizade ao longo do tempo. 

 

O roteiro da colação de grau 

 

Por ser uma solenidade, a colação de grau segue um roteiro. Esse roteiro muda um pouco de instituição para instituição. Aliás, é a própria instituição que define ele, então nem a comissão de formatura e nem a turma precisa se preocupar com isso. A gente vai citar aqui para você ter uma noção da seriedade do evento. Normalmente, acontece assim: 

 
Abertura de solenidade 

O início da solenidade é feito pelo mestre de cerimônias, que na sequência irá chamar os profissionais, homenageados e representantes da instituição para a mesa de honra. 

Entrada dos homenageados 

Essa etapa é opcional, pois os homenageados podem ocupar seus lugares antes da cerimônia começar 

Entrada do paraninfo e formandos 

Chamados pelo mestre de cerimônias, o paraninfo e os formandos realizam a entrada por turma ou por curso, em ordem alfabética.  

Canto dos Hinos 

Todos são convidados a cantar ou acompanhar o hino nacional e, em seguida, o hino da instituição (caso tenha um). 

Abertura da Sessão 

O diretor geral ou presidente da mesa (que pode ser o reitor ou representante dele), brevemente, faz a abertura da sessão solene.   

Discurso do orador 

O orador da turma faz o seu discurso, elaborado em conjunto com a comissão de formatura. 

Requerimento do grau 

O requerimento é feito pelo orador, que é o formando escolhido para representar a turma durante a solenidade. 

Deferimento do grau 

O deferimento é dado por quem está presidindo o evento, que fará um breve discurso para os formandos. 

Juramento 

A leitura do juramento do curso é realizada pelo formando juramentista escolhido pela turma. Todos os estudantes devem repetir o juramento. 

Entrega dos diplomas 

Os formandos são chamados para receber a outorga de grau e o diploma simbólico. Normalmente a entrega ocorre em ordem alfabética, mas isso não é regra. A instituição pode definir alguma outra maneira.  

Discurso do paraninfo 

Espaço destinado para que o paraninfo faça seu discurso aos formandos.  

Homenagens aos mestres  

Neste momento os membros da mesa recebem uma homenagem simbólica entregue por alunos escolhidos ou um representante da turma.  

Homenagem aos pais 

Um aluno é selecionado para fazer um discurso em homenagem aos pais. Também é comum que, neste momento, os formandos entreguem uma rosa aos seus familiares. 

Encerramento da Sessão 

Após as homenagens, o mestre de cerimônias passa a palavra para o diretor geral da instituição ou presidente de mesa, que será o responsável por fazer o último discurso e encerrar a solenidade. 

 

Consegue dimensionar o tamanho disso tudo? Não é fácil, e, para que tudo saia bem, o ideal, inclusive, é realizar um ensaio. Isso sem falar na emoção do momento, nos brancos na hora de discursar, na beca que pode rasgar e em uma infinidade de coisas que podem acontecer. 

 

Por isso, recomendamos sempre contratar uma empresa especializada, um profissional de eventos ou cerimonialista que esteja lá, presente, ajudando a turma e coordenando tudo para que nada fuja do controle. Essas pessoas são experientes, e, caso precise, estarão lá para segurar a onda com vocês. 

 

Então, se você curtiu esse post sobre a colação de grau e quer ainda mais dicas para organizar a sua formatura, não deixe de conferir os conteúdos já publicados aqui no blog do App da Turma e seguir nossos perfis no Instagram e Facebook.