Uma comissão de formatura é extremamente importante para garantir que a tão desejada festa de formatura seja a melhor possível! E ter a melhor formatura demanda muito esforço e planejamento para que todos os formandos tenham uma ótima experiência.
E é pensando nisso que as comissões surgiram, tanto nas formaturas de ensino médio quanto da faculdade. A grande missão da comissão é, com a contribuição de todos, tornar a festa de formatura uma experiência única. É pela sua grande importância, que nesse texto vamos te explicar como formar a comissão de formatura.
Como formar o grupo de pessoas que irá representar a turma toda na festa mais aguardada de todo estudante? É só continuar a leitura para saber!
Importância da comissão de formatura
Antes de iniciar qualquer planejamento para a formatura é preciso formar uma comissão! Ela serve para conciliar os desejos de todos os alunos envolvidos na festa, afinal, não é legal quando apenas uma pessoa decide por várias outras, né?
Ou seja, esse grupo avalia e intermedeia situações de divergência de opiniões — algo muito comum em qualquer planejamento de formatura.
Todos os mínimos detalhes passam por essa comissão, desde os convites, tipos de festa, local, datas, e principalmente, arrecadação e destinação do dinheiro. Por esses motivos, é preciso saber muito bem como formá-la, para não ter erros e muito menos uma festa ruim.
Como formar a comissão de formatura?
1. Cargos
Uma comissão de formatura é formada por cargos, cujo estes serão ocupados por alunos. O primeiro cargo é o do presidente que tem como função coordenar os demais membros e tomar as decisões finais.
O segundo cargo, é o do vice-presidente, que responde em caso de ausência do presidente e o ajuda nas tomadas de decisões. Já o tesoureiro é o responsável pelas finanças, pagamentos e cobranças relacionados a formatura. É possível ter também um vice-tesoureiro, que auxilia o tesoureiro nas suas tarefas.
O conselheiro, ou secretário, tem como principal função auxiliar na solução de problemas e ser um participante das decisões. Além disso, ele mantém o controle da agenda de compromissos e atas de reuniões e outras funções específicas.
E, por último, está o coordenador de eventos. Ele é responsável pela organização de quaisquer eventos relacionados a arrecadação de fundos, por exemplo. Além disso, pode ser responsável pela divulgação da própria festa de formatura.
O número de integrantes a preencherem estes cargos é outro ponto muito importante para a criação da comissão. O ideal é que 10% dos formandos façam parte dela, sempre em número ímpar — fator essencial para as votações.
Além disso, a comissão deve ter entre 3 e 7 integrantes, para não sobrecarregar os demais membros. É importante ressaltar o máximo de integrantes, que não deve passar de 7, caso contrário, a organização pode sair do controle.
2. Votação
Depois de entender um pouco mais sobre as responsabilidades de cada cargo, é hora da votação! Ela pode ser feita de duas formas: através de votação individual ou da criação de chapas. A nossa recomendação é a votação individual, por ser mais democrática em comparação às chapas.
Um aluno, junto de um representante oficial da faculdade ou escola, iniciam os preparativos, que começam com a divulgação de um edital. É neste edital que contém todas as informações que os candidatos precisam saber.
Após isso, pode se iniciar a candidatura! É preciso entender muito bem cada atribuição, para que cada pessoa ocupe o cargo certo. Portanto, para aquelas pessoas que são ótimas com finanças, o cargo de tesoureiro é o ideal, e assim segue.
A votação deve ser realizada por todos os estudantes e o resultado pode ser definido de diversas formas. Uma delas é: quanto mais votos o candidato tiver, maior será o cargo a ser ocupado. A definição de cargos em relação a votação fica a critério da turma e de qual forma será a mais democrática.
3. Oficialização
Votação encerrada e cargos preenchidos, agora é hora de tornar oficial! Para isso, a comissão deve fazer uma ata de eleição. Nesta ata, além da assinatura de todos os participantes, deve conter o resultado da eleição e os eleitos.
Outras informações mais específicas devem ser incluídas no documento, como a data, hora e local. Uma dica importante é enviar a cópia da ata para todos os membros da comissão.
Para te ajudar, nós encontramos um modelo de ata pronto, apenas com os espaços em branco para ser preenchido. Para acessar o modelo, é só clicar aqui.
Ufa! Agora que você já sabe tudo sobre como formar uma comissão de formatura, basta colocar em prática. Ah, e para te ajudar um pouco mais, te convidamos a acessar o nosso site e conhecer o App da Turma! Estamos também no Facebook e Instagram, confere lá!