Muitas pessoas pensam no ofício de organizador de eventos como um chamado especial, ou até mesmo uma posição que exige resiliência e talentos inatos.
Mas a realidade não poderia ser mais diferente, uma vez que a profissão de organizador de eventos envolve o mesmo nível de técnica e dedicação de qualquer outra profissão.
Entretanto, a fama dos organizadores de eventos tem um certo fundo de verdade. Afinal, é um ofício que requer um alto grau de estudo, dedicação, comunicação e organização para que seja exercida com proficiência.
Então, buscando indicar um caminho para aspirantes a organizadores de evento, nós do App da Turma preparamos o texto abaixo, no qual buscamos listar algumas das principais posturas que um organizador de eventos de sucesso deve ter. Confira abaixo!
Boa leitura!
O que faz um organizador de eventos?
Um organizador de eventos é a ponte entre as diversas etapas da organização de eventos, desde a negociação com fornecedores até a administração das contas do evento. Se houver um grau de composição de equipes dentro da organização de eventos, o organizador(a) é responsável por liderar a delegação de tarefas.
Uma das principais características de um bom organizador de eventos é a adaptabilidade no exercício da sua função, uma postura necessária principalmente para lidar com imprevistos, como ausência de membros da equipe, a falta de entrega de produtos, problemas orçamentários, e por aí vai.
Em essência, um bom organizador de eventos traça todas as etapas da organização de seu evento com paciência e maestria, começando pela programação, passando pelos convites, até chegar no evento em si.
Mas se as características e posturas listadas acima não combinam com o seu perfil, não se preocupe, ninguém nasce profissional, torna-se.
3 características de um organizador de eventos de sucesso
1. Expressão e comunicação
Como em qualquer profissão que tenha a comunicação com pessoas como prática recorrente, uma boa oratória e excelente escuta são essenciais para que:
1) Se entenda quais as necessidades do cliente e do evento;
2) Você se expresse objetivamente, seja com clientes, fornecedores ou com a sua equipe.
E a boa expressão e comunicação de ideias se estende para além da organização de eventos, pois o networking é um componente fundamental para que o organizador de eventos adquira contatos dentro do mercado, ao mesmo tempo que divulga seu trabalho e alavanca o seu nome como referência.
A consistência da comunicação é outra peça fundamental, pois além de um traço de profissionalismo, é também uma ferramenta para evitar erros organizacionais, já que todas as tarefas foram repassadas de forma clara, direta e didática para os membros da equipe.
E ser um bom ouvinte é uma postura que deve ser levada por todo o processo de planejamento, especialmente no estágio de pós-evento, quando uma pesquisa de satisfação deve ser realizada para que o organizador possa ter um retorno sobre o sucesso do evento.
2. Gerir seu tempo, para além dos eventos
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é uma tarefa complicada, como todos sabemos, mas essencial para profissões que requerem um alto investimento de tempo — principalmente em virtude dos imprevistos.
A melhor gestão de tempo envolve um cronograma eficiente, e ater-se ao seu calendário de afazeres é vital para que todos os seus eventos sejam organizados da melhor forma possível.
Uma dica ótima para te ajudar na elaboração de cronogramas é o uso de uma plataforma de realização de eventos, extremamente útil para os organizadores de renome que precisam manejar diversos projetos de eventos ao mesmo tempo.
3. Atenha-se aos detalhes
Nenhum detalhe é irrelevante, por mais que possa parecer à primeira vista, e o menor detalhe ignorado é mais do que capaz de virar uma bola de neve nas etapas seguintes do evento. Tudo, desde o menor erro no planejamento financeiro, até a falta de alinhamento com os fornecedores deve ser meticulosamente revisado.
A antecipação de problemas e pensamento crítico são habilidades essenciais de um organizador de eventos de sucesso, pois é necessário que esse profissional saiba diferenciar um problema potencial de um inexistente, na medida que sua experiência e intuição são capazes de antecipar problemas recorrentes e como se manifestam.
Nossas dicas foram úteis para você? Então não deixe de seguir o App da Turma nos nossos perfis do Facebook e Instagram, onde você poderá ficar por dentro de mais dicas do ramo de organização de eventos. E não esqueça também de conferir mais conteúdos como este no nosso blog!