No mundo perfeito das formaturas, os membros da comissão fazem o seu trabalho, os alunos concordam com os valores de mensalidades, e tudo flui lindamente. Mas sabemos que no mundo real, as coisas não são bem assim.
Muitas comissões sofrem com problemas financeiros, que seriam facilmente resolvidos caso a comissão estivesse organizada desde o início.
Mas para ajudar a sua turma a lidar com o dinheiro da formatura, nós do App da Turma separamos 5 dicas para lidar com as finanças.
Boa leitura!
Arrecadando o Dinheiro da Formatura
Antes de tudo, a comissão precisa definir maneiras de arrecadar dinheiro para a formaturas. Dentre as estratégias mais conhecidas, as principais são:
- Festas de meio-curso;
- Calouradas;
- Venda de rifas;
- Montagem de barraquinhas em eventos;
- Venda de salgados e doces na faculdade;
- Busca por patrocinadores;
- Venda de produtos personalizados.
Mas não se engane, a famosa mensalidade, no final das contas, é o que fará a diferença. E isso nunca pode ser esquecido!
Como lidar com o dinheiro da formatura
Existem muitas maneiras da turma lidar com o dinheiro da formatura. Citaremos 5 delas, com suas vantagens e desvantagens.
1. Abrir conta em um banco ou cooperativa
Essa é uma das maneiras mais antigas e tradicionais.
Como vantagens, temos o fato de o dinheiro ficar na conta de uma pessoa conhecida e os pagamentos poderem ser feitos diretamente para os fornecedores.
Já as desvantagens incluem o risco de um bloqueio judicial ou até mesmo uma fatalidade, como o falecimento do responsável. Isso sem falar nos casos de alunos que usam esse dinheiro para despesas pessoais e não pagam a festa.
2. Constituir Empresa com CNPJ
Essa prática é pouco utilizada, mas seria a ideal.
As vantagens são as mesmas da modalidade anterior, e com mais segurança, pois é possível abrir uma conta corrente da própria empresa.
Dentre as desvantagens, estão as burocracias de constituição dessa Pessoa Jurídica: custos, tempo e disponibilidade para reunir a comissão e ir ao cartório. Do mesmo modo, pode ser difícil reunir todo mundo novamente para ir ao cartório fechar a empresa após a formatura. Além disso, se essa empresa não for encerrada corretamente, pode gerar dores de cabeça no futuro.
3. Guardar o dinheiro da formatura em casa
Essa modalidade quase dispensa comentários
A principal vantagem é que ao fazer pagamentos em dinheiro, pode-se obter muitos descontos.
Por outro lado, existem riscos altíssimos, como:
- Dificuldade para pagar boletos de valores mais elevados;
- Eventual desonestidade por parte do responsável pelo dinheiro da formatura;
- Riscos de perdas e assaltos.
De qualquer forma, uma coisa é fato: poucos querem se arriscar e ficar com o dinheiro dos colegas consigo.
4. Fechar contrato com empresa
Essa modalidade tem sido cada vez mais comum, contudo, aqui é onde acontecem a maioria dos calotes, principalmente com empresas pouco conceituadas. Isso sem falar que, tendo uma empresa intermediária recebendo o dinheiro dos outros serviços, os custos ficam mais altos.
5. Utilizar uma plataforma online de arrecadação
Uma boa novidade no mercado são as plataformas como o App da Turma, que funcionam como uma espécie de FINTECH coletiva.
Dentre as principais vantagens está o fato de que a turma cuida dos recebimentos e pagamentos por conta própria. Da mesma forma, os pagamentos podem ser feitos diretamente para cada fornecedor, eliminando os custos de um intermediário.
Outro ponto positivo de uma plataforma é a possibilidade de as mensalidades serem pagas após do evento, coisa que dificilmente seria viável de outra forma.
Contudo, a turma precisa se envolver um pouco mais. Mas as dores de cabeça que podem ser evitadas compensam tudo.
E para lidar com o dinheiro da formatura, não há plataforma mais eficiente do que o App da Turma!
Não deixe de visitar o nosso site para conhecer um pouco mais sobre a nossa plataforma e entrar em contato com a nossa equipe para que, juntos, possamos realizar o sonho da sua turma e organizar uma formatura em grande estilo!