Você já deixou suas finanças organizadas para começar 2022 com o pé direito? Apesar do momento das resoluções de ano novo ainda estar um pouco distante, nunca é cedo demais para começar o seu planejamento financeiro.
Apesar do começo de ano já vir repleto de otimismo, muitas pessoas esquecem da vasta quantidade de despesas fixas, contas e impostos que inauguram o extrato das duas contas bancárias, exigindo um alto nível de paciência e um excelente planejamento financeiro.
Portanto, estabelecer metas para 2022 não é brincadeira, e ter as suas finanças organizadas é sem dúvida a prioridade número um para abrir bem o ano.
Mas se você estiver na dúvida de como começar 2022 com as finanças organizadas, não se preocupe, pois nós do App da Turma preparamos abaixo um guia completo para te ajudar com as principais etapas que todo o bom planejamento financeiro deve ter! Acompanhe conosco!
Boa leitura!
3 dicas para começar 2022 com as finanças organizadas
Livrando-se das pendências
Abrimos o nosso texto falando das tão temidas dívidas. Apesar de serem uma infeliz realidade para muitos brasileiros, as pendências financeiras passam despercebidas no planejamento financeiro de muitos, sendo encaradas como uma trivialidade.
Na prática, a maioria dos gastos estão concentrados no final do ano, pois é justamente o período que reúne as maiores festividades e promoções nos varejos, instigando os consumidores a gastarem muito mais do que podem.
Portanto, é importante deixar as finanças organizadas já levando em conta os gastos extensos do mês de dezembro, desde as compras de Natal até os preparativos para o Ano Novo, pois isso dará uma maior abertura financeira para você, estimulando uma poupança expressiva para 2022.
Mas se sua conta bancária já estiver ficando sufocada com as mensalidades e parcelamentos, faça o possível para que os gastos subsequentes sejam quitados à vista. Isto permitirá que a sua conta corrente se recupere aos poucos, evitando o endividamento e aumentando o rendimento das suas receitas futuras.
Entrando em janeiro com o pé direito
Continuando as nossas dicas a curto prazo, precisamos falar de como deixar as finanças organizadas para janeiro. E como nós do App da Turma sempre dizemos aos organizadores de eventos que acompanham nossos conteúdos: o planejamento financeiro é a chave para o sucesso!
Assumindo que as suas economias do final do ano foram feitas com sucesso, com as pendências financeiras quitadas e as compras de final de ano respeitando o seu planejamento prévio, você deverá estar entrando em 2022 com um saldo positivo.
Mas não se esqueça dos gastos fixos! Somos muito propensos a esquecer das obviedades, especialmente quando o assunto é dinheiro, e os gastos fixos (como IPTU, IPVA, reajustes no valor do condomínio, do aluguel da casa, etc.) jamais devem ser deixados de fora do seu planejamento.
Honre suas metas
As resoluções de ano novo viraram quase uma piada na nossa cultura, carregando uma energia irônica de coisas que desejamos realizar, mas que à risca não faremos nenhum esforço para concretizá-las. Mas quando o assunto é metas financeiras, devemos tratá-lo com toda a seriedade.
Nesse sentido, trace metas financeiras específicas e realizáveis para 2022, como economizar 10% do seu salário todo o mês, abrir uma poupança ou orçamento extra para comprar um produto importante para o seu dia a dia ou investir na sua carreira profissional, etc.
Independente de quais forem seus objetivos para o ano que vem, lembre-se: suas metas não são obstáculos em sua jornada, são os horizontes que lhe inspiram para alcançar seus objetivos, seus sonhos. Portanto, honre-as e as realize.
E então? Deixar as finanças organizadas para o ano que vem não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? E se estiver precisando de mais dicas sobre planejamento e organização financeira, especialmente no mercado de eventos, não deixe de conferir o blog do App da Turma e seguir os nossos perfis no Facebook e Instagram!